NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 16 dia(s)

Concluímos o SPAECE 2024 com muita dedicação e resultados incríveis:

Deputado Irapuan Pinheiro teve + de 100% de frequência em todos os dias das Avaliações!

#Educação Há 16 dia(s)

Deputado Irapuan Pinheiro comemora mais uma conquista: O Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A premiação reconhece o comprometimento e os avanços do município.

#Cultura Há 16 dia(s)

As luzes do Irapuan Natal Luz 2024 está chegando em nosso município. ?? Luz, amor e alegria!

É nesta quinta-feira, vamos acender a decoração natalina da sede do nosso município a partir das 18h.

#Obra Há 16 dia(s)

O lixo tem dia e horário para ser recolhido. Procure descartá-lo o mais próximo possível da data de coleta.

Desta forma, você contribui para uma cidade mais limpa e organizada!

#Educação Há 47 dia(s)

Volta Às Aulas

Atenção aos pais e responsáveis

#Finança Há 54 dia(s)

O Setor de Tributos ganhou um novo espaço e ficou prontinho pra receber os colaboradores e o público.

Em novas instalações com um prédio mais moderno para que os contribuintes sejam atendidos em um ambiente mais acolhedor para todos.

#Educação Há 54 dia(s)

As obras da sede da Secretaria Municipal da Educação, na sede do município segue a todo vapor.

Depois de concluída o prédio será um dos mais modernos da região levando assim mais conforto e condições de trabalho.

#Saúde Há 58 dia(s)

SALVE NA SUA AGENDA O NÚMERO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO!

O número que a Central de Regulação usa para entrar em contato com a população na Rede Municipal de Saúde, é ??: ?? (88) 98224-2429

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito