NOTÍCIAS

31-DEZ-1969

História

31 DE DEZEMBRO DE 1969


Os primeiros momentos da história do lugar hoje conhecido como município de Dep. Irapuan Pinheiro foram marcados por muita violência

Antes mesmo da chegada dos primeiros homens brancos nessas terras, tem-se conhecimento de uma guerra entre índios e antigos volantes.

Conta - se que uma grande luta na época foi travada e o Riacho que cortava o município desceu com a cor avermelhada, tamanho foi o volume de sangue derramado e misturado à água, fato que originou o famoso "Riacho do Sangue".

No antigo lugarejo que originou o município hoje denominado de Dep. Irapuan Pinheiro nesta época existia traços nítidos da escravidão, mas predominava o cangaço. Homens armados e com atitudes rudes, agiam com muita violência, num desmando característico de uma terra praticamente sem lei. Esta situação onde homens agiam ao arrepio da lei reinou durante muitos anos.

Conta - se que as primeiras famílias que residiram nas terras que deram origem ao município, formaram o povoado denominado São Bernardo, elevado à condição de Vila, posteriormente Distrito, para depois de muitos anos ter a tão sonhada emancipação do município de Solonópole.

Tataíra teve sua história marcada não só pelo cangaço, mas também experimentou durante anos do árduo sofrimento de um lugar distante da sede do poder público, que ficava em Solonópole.

Tataíra durante anos teve que esperar a boa vontade de políticos da época, que mandavam e desmandavam, numa época onde o povo longe da Prefeitura de Solonópole, sujeitava - se às migalhas frutos de uma política centralizada na sede solonopolense.

Nasceu daí a luta pela emancipação, quando comerciantes da época, destaque para Francisco Édson de Oliveira(Edinho) que encabeçou movimento para elevar Tataíra à condição de Município.

Com bons contatos em Solonópole e amizade com Francisco Pinheiro Landim, filho de Milhã, outro distrito solonopolense, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Edinho, como carinhosamente é chamado até hoje, levou o assunto da emancipação para um debate no legislativo estadual.

E aos 21 dias do Mês de fevereiro do ano de 1988, a população do Distrito de Tataíra foi às urnas para dizer sim ou não, em um plebiscito sobre sua emancipação.

Tendo em vista o resultado positivo obtido nas urnas, o então Distrito de Tataíra foi elevado à condição de Município no dia 28 de abril de 1988, através da Lei Nº 11.429 e passou a se chamar Deputado Irapuan Pinheiro em homenagem ao então, Deputado Estadual Irapuan Pinheiro, que atuou politicamente durante muitos anos na Região.



Em 2015 completamos 27 anos de emancipação político - administrativa, temos uma história de homens e mulheres que muito trabalharam pelo engrandecimento dessa terra.

Se falando de administrações, tivemos eleições em 1988, quando assumiu a prefeitura do novo município de Dep. Irapuan Pinheiro, como prefeito Francisco Edson de Oliveira e Joaquim Josué (Quinco Josué), no período de 1989 a 1992.

Entre os anos de 1993 a 1996, Francisca Josué de Souza Carneiro, prefeita e José Eilson Bezerra Estevão, vice - prefeito.

Entre 1997 e 2000, Luiz Claudenilton Pinheiro foi eleito prefeito municipal; tendo como vice - prefeito Valério Lima Cavalcante.

Entre os anos de 2001 e 2.004, Francisca Josué de Souza Careiro como prefeita e Dr. Vanderlan Gonçalves, como vice - prefeito.

Entre os anos de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, novamente como prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro, vice prefeita nos dois mandatos, Maria Rizoleta Pinheiro Moreira.

Em janeiro de 2013 assumiu a atual prefeita Rizoleta Moreira, que segue administrando o município, tendo como vice - prefeito Antônio Uésio Moreira num mandato que vai até o dia 31 de dezembro do ano de 2016.

Neste mês de abril de 2015, Dep. Irapuan Pinheiro comemorará, aniversário de 27 anos de emancipação político administrativa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 4 dia(s)

Abril Azul - Cada sorriso conta uma historia

Concientização ao Autismo - Faça parte da nossa história

#Cultura Há 4 dia(s)

IRAPUAN FESTEJA 36 ANOS

Dep. Irapuan Pinheiro realiza o seu aniversario de 36 anos de emancipação politica.

#Controle Há 41 dia(s)

O Setor de Recursos Humanos da Prefeitura divulga um número exclusivo para atendimento do setor.

Controle para atendmento do setor Confira: (88) 8862-9816

#Cultura Há 41 dia(s)

IRAPUAN FESTEJA 36 ANOS

Dep. Irapuan Pinheiro realiza o seu aniversario de 36 anos de emancipação politica.

#Saúde Há 42 dia(s)

Março Lilás e Amarelo: momento de refletir sobre o impacto do câncer do colo do útero e da endometriose.

O câncer do colo do útero é o segundo mais comum, com o Ceará ocupando a terceira posição em incidencia.

#Saúde Há 74 dia(s)

DEP. IRAPUAN PINHEIRO segue avançando nos indicadores do Previne Brasil.

O Governo Municipal de Dep. Irapuan Pinheiro, expressa aqui o seu reconhecimento a todos os profissionais que atuam diuturnamente para ofertar o melhor da saúde.

#Saúde Há 74 dia(s)

O mês de Fevereiro é dedicado à campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”.

Essa campanha tem como objetivo a conscientização ao combate e o apoio às pessoas diagnosticadas com Lúpus, Fibromialgia e mal de Alzheimer (Roxo) e Leucemia Crônica (Laranja).

#AssistênciaSocial Há 98 dia(s)

Programa Família Acolhedora

Busca pessoas dispostas a zelar por crianças e jovens de zero a 18 anos, oferecendo-lhes carinho, atenção, respeito e cuidados.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito